quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

VISÃO GLOBAS DA SAÚDE

SAÚDE – UMA VISÃO GLOBAL
..

Saúde e higiene andam de mãos dadas.
No mundo todo, os grandes – ou pequenos – programas de melhoria da saúde enfatizam a necessidade de melhores hábitos de higiene.
Tratam de veicular e efetivar procedimentos para a melhoria da infra estrutura, dos níveis de conhecimento, das vacinações e imunizações, etc.
Esquecem-se, entretanto, de critérios básicos como o do comportamento pessoal em relação à própria saúde.
Em nenhuma fase desses programas é dada instrução sobre higiene matinal, nem de cuidados com os calçados – ou das roupas – em relação às residências.
Higiene íntima, então, desconhecem por completo ; no mundo todo, menos de 3 % das pessoas estão cientes da necessidade de se higienizar ANTES de se servir do banheiro ... além de depois, claro.
E este é somente um exemplo dentre tantos que se pode citar sobre conceitos de higiene não aplicados ou simplesmente ignorados.
Banhos matinais, então, nem se fala ; nem mesmo na necessidade de limpeza das mucosas; é como se as pessoas já nascessem sabendo dessas coisas [o que está longe da realidade].
Outro estigma dos programas globais é que se esquecem de que, para ser-se global, é preciso um ‘pensar global’, mas um ‘agir local’ ; de nada adianta impingir procedimentos e conceitos de origem dos programas, sem atentar para a cultura e as idiossincrasias dos países de aplicação ; programas deste teor estão fadados ao fracasso.
Estes são defeitos, entretanto, que aos poucos vão sendo corrigidos.
O importante é estarmos todos conscientes de que a saúde começa pela própria pessoa ; nutrição adequada [não significa alimentação farta, mas equilibrada e parcimoniosa], alimentos adequadamente higienizados para o consumo, produtos naturais de preferência aos industrializados, cuidados em evitar o consumo dos produtos viciantes como café, açúcar, sal, fermentados e que tais, todos são fatores para a aquisição, recuperação e manutenção da higidez.
Aplicar-se em hábitos saudáveis como o caminhar, os exercícios, a busca do equilíbrio energético, a dedicação a atividades para a distribuição da energia disponível, são todos itens para a construção de um corpo saudável, mente equilibrada e espírito em harmonia com a Natureza.
Todos podem conseguir estes benefícios ; basta se aplicar nos conhecimentos corretos e não nos que a mídia anda vendendo.




SAÚDE – é direito de todos ! Nick.






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário