terça-feira, 13 de dezembro de 2011

LIMPEZAS CORPORAIS

LIMPEZA CORPORAL
.escovação da pele e o sistema excretor..

Certo dia, em uma das minhas palestras sobre higiene, higienismo e as limpezas do organismo, durante a sessão P&R alguém da audiência questionou a tese de não ingerir proteína animal ; outra pessoa pediu explicações sobre a limpeza da pele logo pela manhã.
Embora díspares, esses assuntos estão relacionados, senão vejamos.
Proteína é um composto com enorme molécula ; tão grande, na realidade, que nosso sistema digestório é incapaz de absorvê-la.
A proteína é então quebrada em seus componentes, os aminoácidos, com moléculas mais adequadas à absorção no jejuno.
Isto, é claro, demanda energia – é por isto que ficamos com sono após refeições que incluam proteína – e, pior que isso, resulta em produção e liberação de ácidos, principalmente o úrico, na corrente sanguínea.
É por isto que os consumidores de proteína acabam ficando com gota, artrites e artroses ... excesso de cristais ácidos nas bolsas sinoviais das articulações.
- Mas, redargüiram as pessoas, como conseguir os aminoácidos, não sendo via proteínas animais ?
Ocorre que os alimentos de origem vegetal contêm todos os aminoácidos necessários ao organismo.
Além do mais, faz melhor sentido comer diretamente os aminoácidos e processá-los no estômago e duodeno para absorção direta no jejuno – muito mais sentido do que ingerir proteína, digerir no duodeno, e absorver os aminoácidos resultantes acompanhados de ácido úrico ... com enorme dispêndio de energia.
Os dejetos da digestão de proteína seriam eliminados pelas fezes e urina – e pele – caso os rins conseguissem filtrá-los e o cólon eliminá-los.
Acontece, entretanto, que só 2 milhões de néfrons – nossos ‘filtros’ renais não são suficientes para dar conta de tanto ácido ; então ele vai sendo depositado em nossos tecidos conjuntivos.
Ocorre também que o intestino grosso não tem como eliminar a quantidade de fibra e ácido gerados no processamento da proteína animal ; e assim eles vão ficando depositados no muco da parede interna do cólon, gerando placas fecais apodrecidas, fétidas e que permeiam toxinas de volta à corrente sanguínea – um verdadeiro ciclo vicioso de toxemia.
Quanto à limpeza da pele, devemos levar em conta que nossa pele é o maior órgão excretos do sistema ; sua superfície estendida equivale à de um campo de futebol !
E ela integra o sistema excretor : rins, linfa, mucosas, cólon, pele ; eis os 5 cavaleiros da limpeza.
Levando em conta ainda que nosso organismo faz excreção de alto poder nas primeiras horas do dia – de fato, a partir das 3 da madrugada – tem muito sentido executar uma limpeza de pele logo de manhã, antes do banho e do desjejum.
Nada melhor do que uma boa escovadela a seco por toda a pele para retirar células mortas, cristais de ácido e toxinas formados durante o sono ; a escovação promove um verdadeiro esfoliamento natural, fazendo emergir as camadas subcutâneas da epiderme, de pele renovada e bem nutrida.
Os efeitos se sentem logo – pele mais firme, menos manchas e vincos, maior elasticidade, recuperação muito mais rápida de lesões ... e outros benefícios colaterais de um sistema excretor mais eficaz.
Sobre estes aspectos de limpeza corporal, vale a pena consultar os arquivos do blog relacionados a banhos, limpezas de cólon, cronobiologia, e os alertas.
LIMPE SEU ORGANISMO ! Nick.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário