sábado, 21 de novembro de 2009

frutas e chás

Notaram que nada hávia sobre chás no blog ? pois é, eu nem me havia dado conta.
Felizmente tenho bons amigos e eles me avisaram da falha ; então ai vai, junto com algumas dicas sobre frutas cítricas.
Bom proveito !

Fruta com o estômago vazio vale também para o tomate e o limão, que não são temperos de salada, não ; são sim frutas cítricas.

Pata-de-vaca é diurética, combate males dos rins, do estômago, é depurativa, ajuda a eliminar a constipação [prisão-de-ventre].
Flores + folhas são boas para a diabetes.
A raiz é venenosa, então cuidado ao comprar ; mas usada como cataplasma ou para passar na pele, mata micróbios.

Fazendo "chás" [dizem os puristas que chá MESMO é somente de acácia, tipo chá preto, de jasmim, verde, etc ; o resto é infusão ou decocção] :

- infusão : ferver água ;
deixar uns 2 minutos em fervura para eliminar gases [tipo cloro, fósforo e outros que o beneficiamento coloca] ;
retirar do fogo e deixar resfriar SOMENTE UM POUCO, até uns 80 graus ;
colocar em recipiente de vidro ou cerêmica, com tampa, a erva da infusão ;
por cima, verter a água quente e abafar ;
deixar em infusão por 2 a 3 minutos ;
coar e preservar em recipiente de vidro na geladeira.

- decocção : colocar a erva em panela de vidro ou inox com água ;
aquecer com panela aberta, até abrir fervura ;
abaixar o fogo ao mínimo e tampar ;
deixar em decocção por 3 a 5 minutos - FOGO MÍNIMO ! ;
retirar do fogo e deixar outro tanto resfriando ;
coar e preservar refrigerado em recipiente de vidro.
Quais as diferenças ? infusão é mais suave, tem efeitos a prazo mais longo, mas contém mais vitaminas e aminoácidos voláteis, que ajudam mais nas recuperações ; decocção é pauleira, mais concentrada, mais poderosa nas curas a custo prazo, só que tem menos vitaminas.

Onde comprar ervas ? eu sempre me sirvo da TerraViva, Rua Polignano A. Mare 48, travessa da Mercúrio lá pelo n. 200 ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário