terça-feira, 22 de setembro de 2009

O QUE COMER

Depois de ler tudo o que não pode, veja agora o que pode comer ...



d:\dados\ saúde \ higienismo \ fase 1 \ o que comer.

... O QUE COMER ....

algumas receitas “espertas” dos procedimentos de higienismo.

Nos procedimentos de alimentação higienista – principalmente nas primeiras fases de ‘detox’ –, é importante consumir produtos os mais naturais possíveis, fugindo de alimentos industrializados, processados, muito azedos, fermentados, muito amargos, contendo fungos, álcool, conservantes, acidulantes, espessantes, corantes e outras ‘maravilhas’ da moderna indústria alimentícia.

Entretanto, somente por consumir produtos naturais, a pessoa pode não estar se alimentando com suficiente critério.

Há, portanto, que prestar igual atenção a quais combinações de produtos se está ingerindo.

Por exemplo, comer feijão–com–arroz não é das opções mais inteligentes de alimentação, uma vez que o corpo fabricará automaticamente os enzimas próprios para a digestão do arroz, porém NÃO DO FEIJÃO [é uma questão de bioquímica humana e já foi comprovada em testes nutricionais].

O mesmo vale para bife–com–batatas.

Nos casos acima, vão sobrar no sistema digestivo o feijão e o bife, SEM DIGERIR !

Pode–se então imaginar agora a ‘confusão’ que este tipo de alimentação vai promover no organismo ... má digestão, gases, uma barriga cada vez mais inchada, um apetite insaciável ... parece familiar ? pois é ...

Veja então como se pode fazer uma refeição bem balanceada e nutritiva, simples e frugal.

De início, abandone os fermentados [pães, bolos, biscoitos, bolachas e outros quitutes] ; deixe também de lado os produtos feitos com farinhas ‘beneficiadas’ [elas contém muita cola e poucas vitaminas e outros nutrientes].

Coma mais frutas pela manhã, e nada de sólidos no café da manhã.

Por falar em café, deixe–o de lado, assim como o leite e seus derivados.

No almoço, de preferência coma somente frutas, veja as combinações no arquivo de resumo das frutas ; se não se der bem, comece com frutas e depois coma uma BOA salada crua, ou cereais [sempre integrais], ou mesmo tubérculos [as raízes] ; coma coisas leves, e cuide para não temperar muito.

A janta deve ser a principal refeição do dia ; uma janta bem feita pode livrar você do desjejum – o tal do ‘café da manhã’ –[ao invés de ficar se empanturrando logo cedo, tome água filtrada, ou água morna com gotinhas de limão ; você vai se sentir muito mais leve, com maior agilidade mental; experimente ... ].

Na janta, de novo comece com frutas ; depois, uma salada crua ; os alimentos crus devem sempre ser ingeridos em primeiro lugar, antes de quaisquer outros.

A seguir, verduras cruas ou POUCO cozidas [coze–las ‘al dente’] no vapor.

Para terminar, escolha entre as opções de cereais, sempre integrais [amaranto, quinua, milho, aveia, centeio, cevadinha, arroz, trigo sarraceno] feitos na panela ou no forno, tubérculos [batata doce, mandioquinha, inhame, cará, mandioca, batata inglesa] de preferência assados, ou frutos oleaginosos [amêndoas, avelãs, nozes, sementes] sobre uma sopa de legumes, ou castanhas [do Pará, de caju, portuguesas] sobre a sopa, ou ainda leguminosas [feijões, ervilhas secas, grão–de–bico, lentilhas] após uma sopa de legumes.

Entretanto, lembre–se : é só UMA DAS OPÇÕES por vez.

A dica é : não misture proteínas com gorduras, ou amidos ; não misture frutas ácidas com as outras ; lembre–se, seu corpo é poderoso, porém não ilimitado; ajude–o na digestão, ele lhe devolverá em saúde e bem estar.

Bom apetite ! Nick.


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