terça-feira, 22 de setembro de 2009

MSG - sigla em inglês para glutamato monossódico

d:\dados\ saúde \ higienismo \ alertas \ alerta – glutamato monossódico.

GLUTAMATO MONO SÓDICO – cuidado !.

traduzido de artigo de John Erb recebido pela Net.

MSG - usado no café - (leia isto com cuidado e atenção) - PLS leia este artigo. É assustador ! !

Veja também o link em http://www.youtube.com/watch?v=txiVDY-prk4&hl=pt-BR

O "MSG" [1] – o Glutamato Mono Sódico – adicionado na comida é um veneno lento.

É um produto de envenenamento lento e está por detrás de mais de 25 marcas comerciais com o nome de "Condimento Natural".

O MSG também está nos seus cafés Tim Horton favoritos e em outras marcas de cafeterias !

Passe adiante esta notícia aos que ainda possam estar desavisados ou descrentes dos perigos de MSG.

Eu fiquei com vontade de saber se havia realmente algum produto químico causando essa epidemia massiva de obesidade entre nós, e assim também um amigo meu, John Erb.

O John era assistente de pesquisa na Universidade de Waterloo, em Ontário, no Canadá, e trabalhou anos a fio para o governo.

Ele descobriu uma coisa surpreendente ao fazer suas pesquisas para um livro em periódicos científicos ; o título do livro é "O Envenenamento Lento na América do Norte".

Em centenas de estudos ao redor do mundo, os cientistas estavam criando ratos obesos e ratazanas para usar em estudos para testes de dietas ou diabetes.

Nenhuma cepa de rato ou ratazana é obesa por natureza ; então, os cientistas tiveram que criá–las.

Eles fabricaram criaturas com obesidade mórbida injetando MSG nelas assim que nasciam.

O MSG triplica a quantia de insulina que o pâncreas cria, fazendo com que os ratos (e os humanos ?) fiquem obesos.

Eles até deram um título para os roedores gordos que criaram : "Ratos Tratados com MSG".

É, eu também fiquei chocado.

Fui até a cozinha, checar os armários, a geladeira e o freezer.

Tinha MSG em tudo !

Nas sopas Campbell, nos Doritos Hostess, nas batatas fritas flavorizadas Lays, nos macarrões Lamen Topo, nos hambúrgueres Betty Crocker, nos molhos em lata Heinz, nos sorvetes e refeições prontas Swanson, nos molhos de salada Kraft, principalmente nos que diziam 'saudável de baixo teor de gordura', enfim, não se salvou nenhum produto industrializado.

Os produtos que não tinham o MSG declarado no rótulo continham uma coisa chamada ''Proteína Vegetal Hidrolisada'' que nada mais é que outro nome para o Glutamato Mono Sódico.

Foi chocante ver que as comidas com que alimentamos nossos filhos dia após dia estão cheias dessa coisa.

Eles escondem o MSG com muitos nomes diferentes para enganar os que tentam ler cuidadosamente as listas de ingredientes, para que não tenham êxito.

Outras marcas do MSG são : – 'Accent' – 'Ajinomoto' – 'Natural Meet Tenderizer' – etc.).

Mas isso não é tudo ...

Quando saíamos para jantar em família, começamos a perguntar nos restaurantes quais itens do menu tinham MSG.

Muitos empregados, até mesmo os gerentes, juraram eles não usavam MSG.

Porém, quando pedíamos a lista de ingrediente, que eles nos forneciam a muito custo e de má vontade, era bem certo encontrar o MSG e a tal Proteína Vegetal Hidrolisada em tudo quanto era canto.

Tudo quanto era restaurante, desde os Burger Kings, passando pelos, McDonalds, Wendy’s, Taco Bells, até mesmo os convencionais como TGIFs, Chillis’, Applebees e Denny’s, todos usam MSG de montão.

Os Kentucky Fried Chickens parecem ser os PIORES : tinha MSG em cada prato de galinha, tempero de salada e molho.

Não admira que eu fosse louco por comer aquela camada de cobertura na pele da galinha – o tempero secreto deles era o MSG !

Enfim, por que razão o MSG faz parte de tantas das comidas que ingerimos ? ...

Será que é algum conservante, ou uma vitamina ? ?

Não é nada disso, não de acordo com o John, aquele meu amigo.

No livro que escreveu, que expõe a indústria de aditivos alimentares e cujo título é "O Lento Envenenamento dos EUA" [2] ele esclarece que o MSG é acrescentado à comida contando com o efeito viciante que produz no corpo humano.

Visite a página em http://www.spofamerica.com /.

Até mesmo o site de propaganda patrocinado pela indústria alimentícia para apoio ao MSG, em : http://www.msgfactscom/facts/msgfact12.html, explica que a razão deles acrescentarem glutamato à comida é para fazer com que as pessoas comam mais ...

Um estudo feito entre idosos mostrou que eles comem mais das comidas acrescidas de MSG.

O lobby do grupo da Associação para o Glutamato diz que comer mais traz benefícios aos anciãos, mas o que faz com o resto de nós ?

'Aposto que você não consegue comer só umzinho’, tem um significado totalmente novo quando o MSG está envolvido no assunto !

E ainda ficamos querendo saber por que a nação inteira está em sobrepeso ...

Os próprios fabricantes de MSG admitem que ele vicia as pessoas a consumir produtos que o contenham.

Faz com que as pessoas escolham os produtos com MSG ao invés de outros, e faz com que as pessoas comam mais do que o fariam se o MSG não fosse adicionado.

Foi cientificamente provado que o MSG causar obesidade mas não é só isso, ele é uma substância viciante !

Desde a sua introdução na indústria alimentícia estadunidense há cinqüenta anos, o MSG tem sido acrescentado em doses cada vez maiores às refeições, sopas, lanches e fast–foods prontos que nós somos tentados a comer todos os dias.

O FDA [3] não fixou nenhum limite de quanto MSG pode ser acrescentado à comida.

Dizem que é seguro para consumo em qualquer quantidade.

Agora, como é que eles podem dizer isto, quando há centenas de estudos científicos com títulos como os que seguem ? :

- 'Ratos obesos com glutamato monosódico (MSG) como um modelo para o estudo do exercício em obesidade' – Gobatto CA, Mello MA, Souza CT, Ribeiro IA – Res Commun. Mol. Pathol. Pharmacol. – 2002.

- 'A adrenalectomia elimina a liberação de serotonina no hipotálamo induzida por comida tanto em ratos normais quanto nos obesos por glutamato monossódico' – Guimarães RB, Telles MM, Coelho VB, Mori C, Nascimento CM, Ribeiro, Brain Res. Bull. – Ago. / 2002.

- 'Obesidade induzida por tratamento neonatal com glutamato monossódico ratos espontaneamente hipertensivos : um modelo animal de fatores de risco múltiplos' – Iwase M, Yamamoto M, Iino K, Ichikawa K, Shinohara N – Yoshinari Fujishima Hypertens. Res. – Mar. / 1998.

- 'Lesão no hipotálamo induzida por injeção de glutamato monossódico em período lactente e desenvolvimento subseqüente de obesidade' – Tanaka K, Shimada M, Nakao K – Kusunoki Exp. Neurol. – Out. / 1978.

Sim, este último estudo não é nenhum inédito, foi MESMO escrito e publicado em 1978 ! ...

Tanto a "comunidade de pesquisas médicas" quanto a de "fabricantes de comidas" já sabiam sobre os efeitos colaterais do MSG por décadas !

Muitos outros estudos mencionados no livro do John Erb ligam o MSG com diabetes, enxaquecas e dores de cabeça, autismo, ADHD – Déficit de Atenção por Hiperatividade – e até mesmo com Alzheimer.

Mas, o que é que nós podemos fazer para impedir que os fabricantes de alimentos parem de entupir nossas comidas com o MSG viciante e engordante, causando a epidemia de obesidade que vemos agora ?

Agora mesmo, enquanto você está lendo este alerta, o presidente americano G. W. Bush e seus partidários corporativos estão tratando de fazer com que o Congresso aprove uma Lei chamada de "Lei de Responsabilidade Pessoal no Consumo Alimentar", também conhecida como a "Lei do Cheeseburger", uma lei extensa que proíbe qualquer pessoa a processar os fabricantes, vendedores e distribuidores de alimentos.

Até mesmo se ficar provado que eles acrescentaram de propósito uma substância química viciante às comidas que fabricam.

Leia você mesmo sobre isto em : http://www.yahoo.com /.

Essa lei já foi apressada pela Câmara dos Deputados, e deve ter o mesmo tratamento no nível do Senado.

É importante que o presidente Bush e seus partidários corporativos consigam passar a lei antes que a mídia deixa todo o mundo saber do 'MSG, a Nicotina intencional para as comidas'.

Já há vários meses John Erb levou o seu livro e suas preocupações a um dos mais graduados funcionários de saúde do governo do Canadá.

Sentando conversando no escritório, o funcionário lhe disse "Claro que eu sei dos males do MSG, mas eu não posso tocar nele !"

E este alto funcionário do governo se recusou a contar para o público o que ele sabia.

A mídia também não quer contar nada ao público, por medo de serem processadas pelos anunciantes.

Parece que as desavenças com as indústrias de fast–food podem diminuir a sua margem de lucro.

A indústria alimentícia e os restaurantes têm nos viciado aos seus produtos por anos a fio, e agora estamos pagando o preço.

Nossos filhos não deveriam ser amaldiçoados pela obesidade causada por um aditivo alimentar viciante.

Mas, o que é que eu posso fazer a respeito ? ...

Eu sou só uma voz na multidão ! ...

Que será que eu posso fazer para parar com o envenenamento de nossas crianças, enquanto o Governo está tratando de assegurar a proteção financeira para a indústria que está nos envenenando !

Estou mandando este e–mail a todos que conheço, em uma tentativa para lhes contar a verdade que os políticos e mídia comprados pelo corporativismo não lhes contarão.

A melhor forma para você ajudar a salvar seus filhos desta epidemia induzida por drogas é mandar este e–mail a todos da sua lista de contatos.

Com alguma sorte, a notícia andará ao redor do globo antes que os políticos possam fazer aprovar a tal lei que protege aqueles que nos estão envenenando.

A indústria alimentícia já aprendeu bastante com a de tabaco.

Imagine se os grandes industriais do tabaco tivessem uma lei assim em lugar antes que alguém tivesse dado o alarme sobre a Nicotina ?

Se você é um do poucos que ainda acredita que o MSG pode ser bom para nós, e não acredita no que John Erb tem a dizer, veja por você mesmo[a].

Consulte a Biblioteca Nacional de Medicina, entre no seu site em http://www.pubmed.com /.

Digite as palavras "MSG Obese" e leia alguns dos 115 estudos médicos listados.

Nós o público, não queremos ser cobaias, como ratos em uma enorme experiência ; nós não aprovamos comida que nos transforme em uma nação de ovelhas obesas, letárgicas e viciadas, alimentando os lucros da indústria alimentícia enquanto esperamos por um transplante de coração, ou amputação induzida por diabetes, ou desordens de saúde como cegueira ou outro mal ameaçador induzido pela obesidade.

Com seu apoio, podemos acabar com este veneno.

Faça sua parte, envie esta mensagem boca–a–boca, por e–mail ou mesmo distribuindo cópias impressas a todos seus amigos no mundo inteiro ; e dê um BASTA neste 'Envenenamento Lento do Gênero Humano' causado pela indústria alimentícia de comida empacotada.

‘Botar a boca no trombone’ contra o MSG é também sua responsabilidade, propague a notícia ... Nick.



[1] MSG é a sigla em inglês para Mono Sodium Glutamate ; em brasileiro, Glutamato Mono Sódico, a sigla ficaria GMS e ninguém conhece ; é melhor ficar com o termo estadunidense mesmo ...

[2] O titulo original em inglês é "The Slow Poisoning of America ".

[3] FDA é a sigla em inglês para Food and Drink Agency, equivalente à nossa ANVISA, que controla e autoriza a venda de produtos alimentícios e bebidas nos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário